Minha admiração aos Day Traders

Day trader é a pessoa que opera o mercado financeiro dentro de um mesmo dia. Ele não dorme nem comprado e nem no ponto. Ele compra hoje e se desfaz ainda hoje. Nada de deixar para amanhã o que se pode fazer agora. Sem apegos e nem adiamentos.

Apesar do risco envolvido nesta atividade, ainda penso que ser Day Trader é um grande exercício de aqui-agora. Envolve habilidades que, se bem direcionadas, podemos levar para fora do gráfico com lucros em todas as direções. Pense comigo: imagine que você simpatizou com a atividade, resolveu estudar, se conhecer e decidiu encarar a façanha. Foi aperfeiçoando-se e devido ao treinamento para o mercado e ao interesse desenvolvido você começou a utilizar esses hábitos do aqui e agora adquiridos para o Day trading também na sua vida fora do mercado.

O que aconteceu hoje, e que não foi bom, um lucro afetivo, acaba junto com o dia de hoje. Nada de levar em pensamentos e até no próprio corpo ( gastrites e companhia…) as frustrações de operações com prejuízos que nos deixam tristes e desequilibrados. Vivemos, elaboramos e sem apegos deixamos a carga emocional negativa se desfazer. Nada de dormir na companhia do que deveríamos ter dito, ter feito ou ter resolvido.

Você adquiriu o hábito de não carregar certas posições para o dia seguinte.

Resolve: lucra ou encara o stop, mas não carrega a longo prazo. Afinal você é Day trader e o longo prazo é útil em outra arena!

O Day trading exige atenção, rapidez, coragem e uma estratégia afinada com as oportunidades. Tudo acontece muito rápido, assim como na vida, muitas vezes temos que reagir rápido à determinadas situações sem muito tempo para análises. Desenvolver esta habilidade ajuda um tanto fora do mercado.

Permite que a gente não deixe o prejuízo crescer ao invés dos lucros.

Que a gente não se coloque em uma situação de ficar amargando stops e trades que poderiam ter dado certo. Não deram? É uma pena! Mas é para frente que se anda. Não carregar arrependimentos e ilusões de relacionamentos que poderiam ter dado certo. Zerar a rigidez nas relações que são importantes. Precisa perdoar? Perdoe. Precisa pedir perdão? Peça. Precisa zerar vampiros emocionais? Então zere. Não que fazer isso seja tão fácil, mas é importante, pois na verdade o longo prazo não é tão longo assim. Quando vemos passaram-se vários anos mais rápido do que uma operação de 15 minutos.

Coragem de executar o lucro e aproveitá-lo da melhor maneira possível. Que a gente não o entregue de mão beijada àquele pequeno instante de dúvida ou medo.

Que a gente saiba fazer amizade com a adrenalina sem que esta vire uma máscara que esconde um vício, mas que fique viva e que traga somente a experiência, o aprendizado e o lucro desejados.

No dia seguinte, se tivermos sorte, começa tudo de novo e precisamos estar lúcidos e leves para operar seja o mercado ou a vida. E esta operação de Day trading emocional também é uma questão de treino e de novos hábitos. Cabe a nós escolher o tempo interno das nossas operações.

Abraço fraterno

Fernanda Nunes Gonçalves

Share Button

Fernanda

Psicóloga Humanista, Escritora e Trader

6 thoughts on “Minha admiração aos Day Traders

  1. Perfeito, nunca tinha olhado por esse lado, parabéns pelo texto, está ecoando na minha mente, você é luz no mundo, amei a Live com Ícaro também. Grande beijo

    1. Oi Fabiana! Muito obrigada pela sua visita aqui no blog, pela leitura, pela presença na Live e pelo carinhoso comentário!
      Que bom saber que meu texto e meus escritos estão auxiliando no rico exercício de aumentarmos nossa percepção diante da vida! É muito bom ter esse retorno!
      Abraço!
      Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *